Por Ivan Cezar Fochzato quinta-feira, 28 jul 2016 10:04 AM (publicado no www.rbj.com.br)
A Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente- FAMA, de Clevelândia, sudoeste do Paraná, iniciou nesta semana as atividades do segundo semestre de 2016 com a realização de  sua Aula Magna. No dia 24 de setembro realizará o primeiro vestibular da instituição pública e gratuita recentemente criada.
As atividades para o novo período letivo iniciaram ainda no dia 21 com a reunião entre o grupo gestor, coordenadores e professores, onde foram apresentados os novos docentes, repassadas informações institucionais e didático/pedagógicas e realizado o planejamento semestral.  Já no dia 22, a temática do papel e função de ensino, pesquisa e extensão, cujo eixo central da FAMA é Meio Ambiente e Sustentabilidade, foi abordado pelo Dr. Sidemar Presotto Nunes, da UFPR de Dois Vizinhos.
Na segunda-feira (25) na Casa da Cultura ocorreu a Aula Magana proferida pelo prof. Cleto de Assis, atual Secretário Geral do Conselho Estadual de Educação do Paraná, que abordou o tema Meio Ambiente e Relacionamento Social.  Nesta quinta-feira (28) os estudantes e professores voltam a se reunir para discutir conjuntamente o eixo do Meio Ambiente e Sustentabilidade. Alunos de todos os cursos e períodos se reunirão durante quatro horas de atividades comuns.
e11dc0b2-cc01-4247-a771-8062beb91198
VESTIBULAR
Na ocasião foi anunciado que a FAMA realizará seu primeiro vestibular no próximo dia 24 de setembro. Na edição de Primavera serão ofertados os cursos de Pedagogia e Administração, com 30 vagas cada. As inscrições poderão serão realizadas via internet através do site:famaclevelandia.blogspot.com.br
FAMA é PIONEIRA
A primeira instituição Instituição de Ensino Superior do Brasil mantida com recursos gerados pela preservação do  meio ambiente foi inserida no Sistema Estadual de Ensino e teve credenciamento pelo Governador do Paraná, no dia 30 de Março. A proposta de criação da instituição foi apresentada pelo Executivo e aprovada pela Câmara de Vereadores de Clevelândia ainda em 2015. No final do ano passado, a Comissão de Avaliação Externa da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior realizou a visita para o credenciamento e após ter sido aprovada pelo Conselho Estadual iniciou a atividades no mês de abril absorvendo os cursos, professores e alunos que integravam a Faculdade  FESC, mantida pela Fundação de Ensino Superior de Clevelândia.