O que é o CONFAMA?
O Conselho da Faculdade é a instância superior da Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente – FAMA. É o órgão legislador de caráter normativo e deliberativo que tem como funções: estabelecer as diretrizes da universidade e supervisionar a sua execução, aprovar o regimento interno, emendar o estatuto da universidade, deliberar sobre a criação e extinção de cursos de graduação junto ao Conselho Estadual de Educação e outras atribuições.

O que é a CPA?
CPA significa Comissão Própria de Avaliação. Este órgão é responsável pela implantação e pelo desenvolvimento de processos de avaliação institucional. Os instrumentos de avaliação (questionários) desenvolvidos pela CPA constituem importantes ferramentas para o planejamento educacional, sempre em busca da melhoria da qualidade da formação, da produção do conhecimento e da extensão. Além disso, esses instrumentos permitem que sejam identificadas situações problemas que carecem de atenção e adequado investimento institucional, apontando os setores que requerem melhorias.

O que é o NAAD?
O Núcleo de Apoio ao Docente e Discente – NADD é o núcleo de atendimento pedagógico e psicopedagógico da Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente – FAMA, que se propõe a mediar, estimular e promover ações envolvendo os docentes, discentes e técnicos administrativos. O NADD desenvolve o Programa Institucional de Apoio aos discentes através de diferentes programas temáticos de apoio específico, que buscam dar conta de soluções educacionais que minimizem as variáveis que interferem nas condições de desempenho dos acadêmicos da Faculdade FAMA.

O que é o NAI?

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente é assessorado pelo Núcleo de Apoio ao Docente e Discente – NADD. Tem por finalidade primária atender, conforme disposto na legislação vigente, servidores e estudantes com deficiência motora, visual, auditiva, intelectual, Transtorno Global de Desenvolvimento – TGD, Transtorno do Espectro Autista – TEA, altas habilidades/superdotação quanto ao seu acesso e permanência na FAMA, podendo desenvolver projetos que atendam a Comunidade.

O que é o Regimento Geral?
O Regimento Geral da Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente - FAMA é o documento que prevê a organização e administração da Faculdade. Nele estão registradas as informações que preveem o funcionamento dos órgãos colegiados e a organização curricular dos cursos de Pedagogia, Administração e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

O que é o Estatuto?
O Estatuto da Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente - FAMA é o documento que rege a Faculdade no que tange a estrutura organizacional dos órgãos de administração, patrimônio e recursos financeiros, atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão, diplomas e certificados e, questões relacionadas a comunidade acadêmica (corpo docente, corpo discente, técnico administrativo) e capacitação.

O que é o PDI?
O Plano de Desenvolvimento Institucional da Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente é o documento que subsidia o desenvolvimento do planejamento da faculdade. O PDI é elaborado para um período de cinco anos. Este documento que identifica a IES no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver. PDI deve possibilitar a fundamentação de um diagnóstico sistêmico estratégico e também as bases para reflexão, formulação, implementação e gestão dos planos de ação fomentadores do desenvolvimento integral pertinentes para o horizonte futuro estabelecido (MEC/INEP, 2017).

O que é o PPPI?
O Projeto Político Pedagógico Institucional – PPPI da Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente é um documento que expressa a construção da identidade institucional, a partir da apresentação de suas políticas institucionais que desvelam o percurso pedagógico a seguir pela FAMA e suas metas a cumprir. O PPPI é um instrumento de gestão acadêmica para projetar a FAMA para o futuro, estabelecendo diretrizes que levem ao seu contínuo avanço institucional. O PPPI deve estar em consonância com o PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional, pois é um documento norteador das práticas institucionais na área acadêmica, no que tange a responsabilidade ambiental e compromisso social, bem como mecanismos de inserção local e regional e as referidas concepções sobre os processos de ensino, aprendizagem e avaliação.

O que é o Consepe?
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente é o órgão normativo, consultivo, de assessoramento, de apoio, de supervisão e deliberação de processos decisórios da Direção Geral da FAMA, no que tange às políticas de ensino, pesquisa e extensão.

O que é o NDE?

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) de cada um dos cursos, constitui-se de um grupo de professores com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuantes no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do Projeto Político Pedagógico do Curso.

 


HISTÓRICO INSTITUCIONAL

A constituição da Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente – FAMA está entrelaçada com o histórico da Fundação de Ensino Superior de Clevelândia, que nasceu com atribuições e competências estabelecidas no seu Estatuto, da parceria entre a iniciativa pública e privada, no ano de 2000, com o objetivo principal de manter a Faculdade FESC.

Esta instituição se tornou realidade em face de iniciativas empreendedoras de cidadãos Clevelandenses. Não se trata de um empreendimento mercadológico, mas de uma ação social que visa atender as necessidades e aspirações da comunidade.

A Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente – FAMA, foi resultado do desprendimento de muitas pessoas, como prova de que o desenvolvimento deste município se dá pelo esforço coletivo e pela construção de uma história, de conhecimentos e conquistas.

A Fundação de Ensino Superior de Clevelândia – FESC, instituição sem finalidades lucrativas, foi criada pela Lei Municipal nº. 1.610 de 30 de setembro de 1999, gerida pelo Conselho de Curadores, iniciou suas atividades acadêmicas com o Curso de Administração Empresarial com Ênfase em Agronegócios, autorizado a funcionar pelo Decreto nº. 3.755, de 21 de março de 2001, sendo reconhecido em 17 de maio de 2005, pelo Decreto nº. 4.827/05.

No ano seguinte, a SETI/CEE, autorizou o funcionamento do curso de Geografia – Licenciatura Plena, pelo Decreto nº. 5.493/02, o qual foi reconhecido pelo Decreto nº. 6.629, em 09 de março de 2006. Em 31 de janeiro de 2006, foi autorizado o curso de Análise e desenvolvimento de Sistemas, pelo Decreto nº. 6.069/06, com 40 alunos matriculados, e, por último foi implantado o curso de pedagogia, autorizado a funcionar através do parecer do CEE/ Paraná n 219/10 de 08 /11/2010.

Pelo Edital Seres/MEC nº 01, de 09 de agosto de 2011 – ficou estabelecido um Regime de migração de sistemas das instituições de educação superior privadas ligadas aos Conselhos Estaduais de Educação, que passaram à jurisdição do Conselho Nacional de Educação.

Durante o ano de 2015, iniciou-se um estudo junto a Prefeitura Municipal de Clevelândia e o Governo do Estado, na intenção de Municipalizar a Educação Superior aí oferecida pela FESC.

A Lei Municipal nº 2.542/2015 de 20 de outubro de 2015, criou a Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente – FAMA, e, assim, o pedido de credenciamento da FAMA chegou ao Conselho Estadual de Educação em dezembro de 2015.

Em 14 de março de 2016, a Resolução da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) de nº 30, de 9 de março de 2016, homologou o Parecer nº 02/16, da Câmara de Educação Superior, do Conselho Estadual de Educação pronunciando-se pela criação da FAMA.

Pelo DECRETO Nº 3755 de 31 de março de 2016, o governador de Estado credenciou ao Sistema Estadual de Ensino a Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente – FAMA, incorporando todos os alunos regularmente matriculados da FESC, dos cursos de Administração, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pedagogia, e, anuncia a FAMA em contexto nacional como “a primeira Faculdade municipal pública mantida com recursos da preservação ambiental”.

Esse fato relega a IES o desenvolvimento de ações de reorganização teórico prática que contemple a oferta de ensino superior em cursos de graduação nas áreas de licenciatura e bacharelado a partir do Eixo Meio Ambiente e Sustentabilidade. Nessa proposta a FAMA alargará suas ações como um mecanismo de proliferação de práticas de responsabilidade socioambiental retratando que os recursos municipais que a mantém oriundos do ICMS ecológico constituem-se o elemento propulsor de uma formação acadêmica pautada em princípios de conservação ambiental.

Considerando que o ICMS ecológico nascido sob a égide da compensação evoluiu, transformando-se em mecanismo de incentivo à conservação ambiental, representando uma promissora alternativa na composição dos instrumentos de política pública.

Para a consolidação da proposta, a organização e a estruturação das ações de cunho pedagógico, socioambiental constituem-se a partir de frentes de trabalho que se ritualizam por meio da Legalização dos Atos Institucionais, da Organização didática pedagógica voltada para o ensino, pesquisa e extensão e da organização da regularidade da vida acadêmica.

As proposições que se evidenciam nos direcionamentos legais pedagógicos da Instituição cominam com a política de Planejamento Estratégico Institucional que visa identificar e propor tópicos que podem se converter em diretrizes e ações na perspectiva do desenvolvimento sustentável da FAMA em sua missão de interação nos contextos externo e interno.