Na terça-feira, 16 de agosto, a Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (FAMA) esteve visitando espaços de inovação, incubadoras de projetos e instituições de ensino superior, a fim de conhecer estratégias de sucesso que possam servir de modelo para a implantação do Centro de Inovação e Tecnologia Lourdes Pocai, em nosso município.

O diretor da FAMA, o prof. Braian Almeida, a profª. Patricia Antoniolli Bahls e o prof. Mário Tagliari estiveram na cidade de Pato Branco sendo recepcionados no SEBRAE pelo Gestor de Projetos Inovação Elizandro Ferreira e o consultor credenciado Daniel Augusto Danieli, que organizaram e conduziram todas as visitas.

As visitas passaram pelo Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) e no Parque Tecnológico do município. Na UNIDEP, eles foram apresentados ao Núcleo de Inovações, que aborda as práticas inovadoras de empreendedorismo no Ensino Superior. No Parque Tecnológico de Pato Banco a equipe discutiu estratégias de consultoria – o processo de como ocorre o período de incubação de uma empresa em um ecossistema de inovação por até dois anos. Foram apresentados às equipes do Laboratório de Impressão 3D e ao Laboratório de Robótica na Educação.

Já em Francisco Beltrão, na Associação Comercial e Empresarial (ACEFB), os visitantes conheceram a Ciklo Hub de Inovação, que auxilia as empresas da cidade na busca de soluções inovadoras no seu processo de desenvolvimento. Na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Francisco Beltrão, visitaram a Incubadora de Inovações e a Empresa Júnior da instituição, onde os acadêmicos podem desenvolver ideias para criar futuras startups.

A futura instalação do Centro Tecnológico e Inovação de Clevelândia, Lourdes Pocai, vai trazer a possibilidade de criar novas empresas para a cidade e também de fortalecer as empresas já atuantes no município, trazendo soluções inovadoras e assim gerando mais renda e emprego para todos os clevelandenses.