Por RBJ Notícia

Ministério do Meio Ambiente destaca Faculdade FAMA de Clevelândia como modelo para o país

Por Ivan Cezar Fochzato quarta-feira, 17 ago 2016 10:56 AM
A Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (FAMA) de Clevelândia, Sudoeste do Paraná, já definiu os investimentos para ampliação de suas estruturas física e didático/pedagógicas para o próximo ano. Única Instituição de Ensino Superior do Brasil mantida com recursos da preservação ambiental, já formalizou convênios com órgãos ambientais em nível estadual e federal para o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de educação ambiental e sustentabilidade. A FAMA realizará seu primeiro vestibular no próximo dia 24 de setembro. As inscrições estão abertas pela internet, gratuitamente.
20160810_204606
Conforme explicou o Diretor da Instituição, Professor Sérgio Ferreira, embora o grande avanço esteja projetado para o próximo ano letivo, neste segundo semestre deste ano, os alunos dos cursos de Administração, Pedagogia e Sistema de Informação já contam com disciplinas e atividades curriculares que enfocam o meio ambiente e sustentabilidade. “Isso garantirá uma formação diferenciada dos nossos atuais e futuros acadêmicos”, disse ele.
Revelou que ainda neste ano será divulgada a oferta um novo curso de graduação na Instituição e que para atender as novas demandas serão construídos três espaços universitários distintos. “O campus sede será construído no antigo parque de exposições e os de pesquisas junto aos 500 hectares dos parques ambientais municipais e outro será o campus Administrativo”, explicou. Informou que a Instituição também já está estruturando as ferramentas para ofertar cursos de extensão para estudantes e professores da rede pública de ensino no município e na região.
Ao falar sobre o benefício da gratuidade do ensino, explicou que os recursos são obtidos pelo repasse do ICMs Ecológico gerados pela criação pelo Poder Público Municipal dos Parques Ambientais e através de parcerias com Copel, Sanepar, Instituto Ambiental do Paraná. Somente com a criação das unidades preservação ambiental houve um aumento de 25% na transferência dos recursos, dinheiro este que é empregado na manutenção da Instituição.
 Além disso, já estão sendo formalizados convênios com organismos de fiscalização ambiental do estado e do país para que recursos financeiros gerados pelas autuações por crimes ou passivos ambientais possam ser canalizados para os projetos de ensino, pesquisa e extensão da FAMA. “A nossa proposta pedagógica e institucional foi apresentada no mês de Julho ao Ministério do Meio Ambiente tendo sido amplamente acolhida pelo ministro, José Sarney Filho, como modelo piloto para a formação em meio ambiente dos mais cinco mil municípios brasileiros”, comemorou o Diretor.
Avaliou que com todo esse aparato institucional, a Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente promoverá uma abrangente intervenção no processo de desenvolvimento sociedade local e regional. Fez questão de destacar que a Instituição está aberta a toda população de Clevelândia e toda a região. “Convidamos para que venham conhecer nosso trabalho e, via faculdade, podemos oferecer cursos para escolas e entidades educacionais de toda a região”, disse ele.
VESTIBULAR DA FAMA
Ao abordar sobre o primeiro vestibular da FAMA, Prof. Sergio Ferreira, disse que está sendo muito grande a procura com grande número de inscrições de estudantes locais, mas também de vários municípios próximos de até mesmo de outras regiões. “Nós temos uma expectativa muito boa, pois se trata de uma Instituição pública e gratuita. A FAMA é a grande oportunidade para todos aqueles que desejam uma formação diferenciada no ensino superior”, disse o Diretor.
As inscrições devem ser feitas pela Internet, através do site: www.clevelandia.pr.gov.br/site, até o dia 10 de setembro, gratuitamente. Na edição de Primavera estão sendo ofertadas 30 vagas para Pedagogia e outras 30 para Administração. As Provas serão realizadas todas no dia 24 de Setembro de 2016, das 13h00 às 19h00, no Campus da Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente. O candidato deverá fazer uma redação e responder 40 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa; Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol); Matemática, e Conhecimentos Gerais. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (46) 3252-3399 ou por email: vestibularfama2016@gmail.com