Na noite do dia 12/04/19 aconteceu no Auditório do Colégio Estadual João XXIII o primeiro Seminário Integrado de Pesquisa dos Cursos de Administração e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Alunas do curso de Pedagogia também participaram apresentando propostas.

A proposta do professor Nelton Lehnhard, supervisor de estágio do curso de Administração e organizador do evento, foi estimular a sintonia entre estudantes de cursos diferentes, através da apresentação dos trabalhos relacionados aos Estágios Curriculares e trabalhos de conclusão de curso, buscando oportunidades de realização de trabalhos acadêmicos integrados e a formação de grupos de estudos interdisciplinares.

No total cerca de 20 estudantes dos cursos de Administração, Sistemas e Pedagogia apresentaram suas propostas de negócios, como criação de sites, aplicativos e ferramentas de pesquisa para micro e pequenas empresas em diversos temas, como relacionamento com o cliente, consultorias, gestão da água, formação e manutenção de banco de dados, aprimoramento de sistemas de agendamento online, criação de biblioteca virtual para compartilhamento de livros, trabalhos e artigos entre estudantes, além de outras ferramentas de interface com clientes e pesquisa de novos negócios.

A coordenadora do curso de Pedagogia, Adriene Coelho, que participou do evento junto com os estudantes do seu colegiado, avaliou a iniciativa como excelente, principalmente por propiciar um momento rico de troca de experiências entre professores e estudantes dos 3 cursos, mas também pela oportunidade que os estudantes tiveram de identificar problemas e oportunidades comuns.

Amanda Vedelago, aluna do 7° período de Administração, que apresentou os resultados do seu estágio, avaliou que de uma forma geral, o evento proporcionou aos acadêmicos uma conectividade muito importante em relação à troca de ideias. De uma forma ou outra, os temas mostraram foco total no cliente, indicando que vários sistemas podem ser desenvolvidos com esta abordagem. O aluno Jaudir Aguiar da Fonseca, também do 7° de ADM, chamou a atenção para as oportunidades criadas pelo evento, pois trouxe novas ideias e também desafios, mostrando a possibilidade de trabalhos em conjunto que influenciem melhorias na própria faculdade.

Sobre esse ponto, o professor Junior Flizkowski, supervisor de estágio do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que também coordenou o evento, chamou a atenção, em sua fala, para a possibilidade inclusive de geração de negócios criativos e sustentáveis no futuro, na comunidade de Clevelândia.