Por:  Ivan Cezar Fochzato,  quinta-feira, 24 nov 2016 09:39 AM

Os efeitos das medidas governamentais que prevê congelamento de gastos públicos na área de educação e a que trata das alterações no Ensino Médio do país estarão sendo abordados na noite de hoje (24), na Casa da Cultura de Clevelândia, durante a Semana Acadêmica da Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (FAMA).
A temática será apresentada durante palestra “A formação profissional sob a ótica do trabalho” a ser ministrada pela Dra. Sandra Regina Oliveira Garcia, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que dedica sua produção acadêmica e científica ao campo do Ensino Médio, Educação e Trabalho; Educação Profissional; Ensino Médio Integrado a Educação Profissional e Políticas Educacionais.
A Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná, que exerceu a função de Coordenadora Geral do Ensino Médio no Ministério da Educação e Chefe do Departamento do Departamento de Educação e Trabalho da Secretaria de Estado da Educação enfatizará as implicações que as Medidas Provisórias 55(gastos) e 746(Ensino) ocasionarão no processo de formação dos estudantes do país.
Em capítulo do livro, Reestruturação do Ensino Médio: pressupostos teóricos e desafios da prática, a autora destaca que a inversão da qual não se pode abrir mão é que o Ensino Médio esteja centrado nas pessoas, nas juventudes, não tendo, portanto, o mercado de trabalho como foco. Não são sujeitos abstratos e isolados, mas sujeitos singulares cujo projeto de vida se constrói pelas múltiplas relações sociais, na perspectiva da emancipação humana. É necessário que a identidade do Ensino Médio se fortaleça como última etapa da Educação Básica, como um projeto unitário, garantindo o direito ao acesso aos conhecimentos social e historicamente construídos, no qual o humanismo e a tecnologia unifiquem a formação de todos como sujeitos de direitos no momento em que cursam o Ensino Médio. Nessa visão de Ensino Médio, supera-se a disputa com a Educação Profissional, porque seus objetivos e métodos farão parte de um projeto unitário, em que o trabalho será princípio educativo, e a pesquisa, princípio pedagógico.
A palestra é aberta à comunidade, com prioridade para os inscritos, mas há disponibilidade de vagas para pedagogos, professores, gestores e estudantes e faz parte da programação do Seminário de Iniciação Científica Interdisciplinar (SICI); I Seminário Integrado de Conhecimento de Áreas Multidisciplinares e a Iª Semana Acadêmica da IES, que foi criada neste ano e oferta gratuitamente cursos superiores de Administração, Pedagogia, Análise e Desenvolvimento de Sistema.
Matéria publicada no portal RBJ