No dia 02 de maio de 2019 aconteceu nas dependências da FAMA o lançamento do Grupo de Estudos sobre Pedagogia Histórico Crítica (PHC). A atividade foi conduzida pela professora Maria Isabel Cabral, que junto com outros professores do Colegiado de Pedagogia proporcionaram aos alunos deste curso uma Aula Interdisciplinar.

Além da análise de textos do professor Dermeval Saviani, que idealizou essa teoria no final da década de 1970, o grupo pôde trocar experiências sobre questões pedagógicas. A importância de estudar a PHC deve-se ao fato de ser uma das principais Teorias Pedagógicas existentes na atualidade no Brasil e no mundo, por se propor a construir uma educação mais voltada aos interesses das classes trabalhadoras.